terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cor

Conceito

A cor é uma das principais características do mundo e está presente em tudo o que nos rodeia, desempenhando um papel essencial na perceção dos objetos através da presença da luz. Esta é assimilada pelo ser humano através da visão, dependendo, então:
  • Das características das fontes de luz que o iluminam; 
  • Da reflexão da luz produzida pela sua superfície; 
  • Das características sensoriais do sistema de visão humano. 
Na comunicação, as cores têm funções especificas, entre as quais ajudar na clareza da mensagem que será transmitida.



A cor confere realismo às imagens e cenas visualizadas. Quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor, maior será o realismo e a naturalidade dos resultados observados. Esta transmite informação sobre as condições de iluminação e a forma dos objetos visualizados, acentuando os seus contornos. Portanto, sem luz, não existe cor.
A luz é composta por uma extensa variedade de ondas electromagnéticas com diferentes comprimentos de onda (estas constituem o espectro de luz visível):



Espetro de luz visível

Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina, pelo que os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica:

Visão Escotópica: capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detetando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul.


Visão Fotópica: é o termo cientifico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível à cor).


Sem comentários:

Enviar um comentário