terça-feira, 22 de outubro de 2013

Grandezas informáticas



* - Pelo SI, o símbolo para byte é ‘b’, enquanto que bit tem como símbolo o próprio nome ‘bit’. Para evitar confusão durante a leitura do artigo, optei em adotar a simbologia popular, como descrito na tabela acima.




Curiosidade


É muito comum encontrar em fóruns e sites usuários com a mesma dúvida: “Por que só aparecem 74,6 GB disponíveis no meu HD se eu comprei um disco de 80 GB?”. Quem nunca teve essa dúvida?
Bom, a resposta é bem simples. No mundo da informática 1 KB = 1024 bytes. Mas, os fabricantes de HDs adotam 1 KB = 1000 bytes.
Disco rígido
80.000.000.000 bytes / 1000³ = 80 GB, segundo os fabricantes de HD. No entanto, como supracitado, os sistemas operacionais utilizam 1 KB como 1024 bytes, então:
80.000.000.000 bytes / 1024³ = 74,50580596923828125 bytes, ou seja, aproximadamente 74,6 GB.
Essas contas são um pouco complicadas. Se você que não é muito fã de números, não deixe de conferir a tabela abaixo.

 Nota: Os pendrives e os cartões de memória, por usarem memória flash, seguem o padrão de numeração do computador. Ou seja, quando você compra um pendrive de 8 GB, por exemplo, você realmente tem disponível 8 GB para usar, sendo que uma pequena parcela dessa capacidade é utilizada para mapear blocos defeituosos e códigos de correção.


Você já pode imaginar o tamanho da confusão que essa “mordida de bytes” causou. Teve até casos de usuários que processaram as empresas por propaganda enganosa. Para evitar mais confusões, o IEC (International Electrotechnical Commission) cedeu à pressão dos fabricantes e criou um novo conjunto de medidas para designar valores binários, surgindo assim o gibibyte, mebibyte e tebibyte. O ‘bi’ presente nas novas unidades vem de binário (binary, em inglês).
Pelo novo padrão, 1 kilobyte passa a ter 1000 bytes, enquanto que o kibibyte possui 1024 bytes. Dessa maneira, seu HD passa a ter efetivamente 500 GB e 465.6 gibibytes.


Mas, como o padrão encontrou muitos opositores, ainda vai demorar um pouco para utilizarmos os termos acima que, diga-se de passagem, são bem esquisitos.

Para esclarecer
Seguindo o SI, e a tabela acima, é normal pensarmos que kilobyte e kilobit teriam por símbolo kB e kb, respectivamente, já que o símbolo para quilo é “k”.
Você deve ter notado que o “quilo” usado em informática é outro. O k usado em unidades como quilômetro (km) e quilograma (kg) deve ser escrito em letra minúscula. Em informática, no entanto, o "K" não se refere a 1000 unidades, como no caso anterior, mas sim a 1024. Por isso deve ser grafado com letra maiúscula.
Bom, agora que tal começar a fazer umas contas? Para saber qual a real capacidade do seu disco rígido, basta pegar a calculadora e fazer umas continhas. Vamos lá?!
Um novo conjunto de medidas


Para finalizar

Embora a informática esteja presente em nosso dia-a-dia, muitos termos e unidades usados podem ser complicados de se entender para aqueles que não são profissionais da área. Mesmo quem está acostumado a ouvir bit, byte, mega, giga, etc. o dia inteiro às vezes se perde em meio a tantas conversões.
Mas, você pode perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças, o que complica muitas vezes é a linguagem técnica usada pelos escritores. Divirtam-se lendo os artigos e não deixem de postar suas dúvidas e comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário