terça-feira, 8 de outubro de 2013

Multimedia

Conceito Multimedia

Multimédia é uma forma de comunicação com recurso a múltiplos meios dos quais podemos destacar os sons, as imagens, os textos, os vídeos e as animações de modo que a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital. Por outras palavras é a combinação controlada por computador de um tipo de media estático com um tipo de media dinâmico. A multimédia tem um papel importante na sociedade atual.


Tipos de Media

Segundo a sua natureza espaço-temporal
Segundo a sua natureza espácio-temporal os tipos de media podem ser agrupados em dois grandes grupos, os estáticos e os dinâmicos.

Estáticos
Os tipos de media estáticos são também designados por discretos ou espaciais porque a sua apresentação é constituída por elementos de informação independentes do tempo e apenas envolve a dimensão espacial. Temos o exemplo dos parágrafos que são estruturas de representação de texto, estruturas essas que apenas variam na sua dimensão espacial.

Dos tipos de media estáticos podemos destacar os seguintes:

  • Texto - O texto constitui a forma mais comum de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas ou através de processadores de texto como o Microsoft Word.Exemplos de apresentação: livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio eletrónico (email);



  •  Imagens - As imagens podem ser consideradas do tipo bitmap quando utilizadas em aplicações multimédia num sistema informático. Estas podem ser capturadas por câmaras fotográficas digitais e podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através da utilização de scanner.





Dinâmicos
Os tipos de media dinâmicos são também designados por contínuos ou temporais, uma vez que a sua apresentação pode envolver as duas dimensões simultaneamente (exemplo do vídeo digital e da animação) e dá-se uma evolução da apresentação no tempo.
Em relação aos tipos de media dinâmicos temos os exemplos seguintes:



  •  Áudio: O áudio corresponde à reprodução eletrónica do som em formatos analógico ou digital. No caso do formato analógico o áudio é gravado por exemplo em cassetes ou discos de vinil, enquanto o áudio digital se trata de um formato compatível com o processamento computacional.Exemplos de áudio: CD’s de música, jogos eletrónicos, páginas Web, entre outros.




  •  Vídeo: Os vídeos podem, tal como o áudio, ser representados em formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, a vídeos criados por uma câmara de vídeo analógica ou a sinais de emissão de canais televisivos analógicos. Trata-se portanto de uma representação eletrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo são designadas por fotogramas e o intervalo de tempo decorrido entre a apresentação de dois fotogramas sucessivos é constante (ou seja, o número de fotogramas que são apresentadas por segundo não é variável).




  •  Animação: Trata-se do movimento sequencial de um conjunto de gráficos, em formato digital, que são alvo de alterações ao longo do tempo. É então um tipo de media espacial e temporal permitindo assim ao autor controlar o ritmo da sua mensagem. Hoje em dia a animação é quase sempre produzida no computador, fazendo uso de software específico.




Quanto à sua origem

Capturados
Os media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador, utilizando hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e também software específico.

Sintetizados
Os media sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.

Nota: Considera-se, contudo, que atualmente o áudio e a imagem podem ser sintetizados diretamente num computador, assim como o texto pode ser capturado de um jornal ou de uma revista através de um scanner aliado a um programa de reconhecimento de caracteres.

Modos de divulgação de conteúdos multimédia

Online
Neste modo de divulgação os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis.
A divulgação online pode ser efetuada através de: Rede local, conjunto de redes (World Wide Web) e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.



Offline
A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com mais frequência são do tipo ótico, o CD e o DVD, assim como os suportes de armazenamento semicondutores (por exemplo as pen drives).



Vantagens e desvantagens dos dois tipos de divulgação:

  •  Ao divulgar os conteúdos multimédia online é possível aceder a vários conteúdos multimédia de diferentes pessoas e computadores. Contudo, os conteúdos multimédia podem por vezes conter centenas de MB, o que dificulta o descarregamento e o acesso a estes pelo utilizador.
  •  Relativamente à divulgação offline, a utilização de dispositivos óticos (CDs ou DVDs) e de pen drives permite uma maior capacidade de armazenamento e um acesso imediato aos conteúdos multimédia aí armazenados. Contudo, o utilizador necessita de transportar estes dispositivos com ele para poder aceder ao seu conteúdo o que se torna desvantajoso.

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